1. Contacte-nos se precisar de algum esclarecimento.

SEMANA DA CIÊNCIA

Foto 0

A semana da Ciência decorreu na nossa Escola entre 18 e 22 de novembro, foi organizada pelo grupo de Físico-Química do Departamento de Matemáticas e Ciências Experimentais, que articulou um programa que, não só envolveu todos os ciclos de estudos como a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.

A semana da Ciência teve por objetivo principal comemorar o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica e divulgar à comunidade escolar a importância da ciência na vida de todos nós.

1º dia:

A semana iniciou com a exposição na biblioteca da escola dos trabalhos elaborados pelos alunos dos 7º e 8º anos de escolaridade. Juntou-se a esta exposição trabalhos elaborados pelos alunos do Clube de Ciência.


2º dia:

Neste dia decorreram no Auditório Municipal, palestras que se destinaram-se aos alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade com a abordagem de diversos temas científicos que ajudaram a consolidar os conteúdos programáticos de Físico-Química, nomeadamente, para os 8º anos o tema da palestra foi “ Luz e Cor” e para os 9º anos o tema da palestra foi “ Radiação, Ambiente e Vida”.

Estas palestras foram ministradas por professores do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, Prof Dr. Francisco Gil e Prof Dr. Rui Marques, respetivamente.

 3º dia:

O Dia da Ciência aconteceu no 3º dia da Semana da Ciência (dia 20 de novembro) e contou com a participação de todas as escolas do agrupamento Infante D. Pedro de Penela, pois, neste dia todos os alunos do pré- escolar e os alunos do 1º ao 4º ano de ensino básico das escolas fora da sede, visitaram a sala do Laboratório de Físico-Química com atividades experimentais interativas apresentadas pelos professores de Físico-Química, Manuela Sobral e José Carlos Teixeira.

Visita à ETPS de Penela

Neste dia os alunos dos 9º anos de escolaridade visitaram a Escola Tecnológica e Profissional da Sicó para desenvolverem atividades relacionadas com a ciência no que diz respeito às análises químicas e energias renováveis e desta forma irem construindo o caminho do seu futuro académico.

 4º dia:

A Semana da Ciência continuou com mais uma atividade, desta vez para os alunos dos 7º anos de escolaridade. No auditório municipal decorreu mais uma palestra cujo tema da palestra foi “A vida das Estrelas”, proferida pelo Prof Dr. Alex Blin do departamento de Física da Universidade de Coimbra. Nestas palestras contámos com a presença dos alunos da Escola Tecnológica e Profissional da Sicó.

 5º dia:

No último dia desta semana, decorreu a sessão de encerramento da Semana da Ciência na biblioteca da escola com a participação da professora de Música, Manuela Carregado. Esta sessão esteve particularmente destinada à homenagem de Rómulo de Carvalho e ao seu pseudónimo António Gedeão. Esta sessão contou com a participação de professores, funcionários e alunos e ouviram-se entrevistas, leitura de excertos da obra e a declamação de poemas, para além de se ter ouvido também canções de alguns dos poemas mais famosos como “Lágrima de Preta” e “A Pedra Filosofal”.

 A professora coordenadora,

Manuela Sobral



Notícias

No dia 14 de junho, veio à nossa escola o cientista António Manuel Saraiva Lopes no âmbito da atividade “Encontro [...]

A disciplina de Físico-Química mais uma vez desenvolveu uma parceria com a ETPSicó de Penela, onde foi possível levar os [...]

Neste período, o Clube de Ciência levou o laboratório aos meninos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo das escolas [...]

No dia 26 de janeiro, nós, os alunos do 9º ano, realizámos uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito [...]

Incluída no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Infante D. Pedro de Penela, a visita de estudo [...]

Arquivo notícias