1. Contacte-nos se precisar de algum esclarecimento.

Visita da deputada Ana Oliveira

No âmbito do programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, a nossa Escola teve a honra de receber, no dia 14 de janeiro, a Dra. Ana Oliveira, deputada da Figueira da Foz, eleita pelo círculo eleitoral de Coimbra. A sessão, dinamizada pelo coordenador do projeto, decorreu na biblioteca e contou com um público vasto, constituído por alunos, professores e assistentes operacionais. Estiveram, ainda, presentes a Dra. Fernanda Dias, diretora do Agrupamento de Escolas de Infante D. Pedro, e o Dr. Rafael Baptista, vereador da Educação da Câmara Municipal de Penela.

De uma forma sintética, o coordenador do Parlamento dos Jovens começou por elucidar os presentes sobre os objetivos do programa, as participações da Escola Infante D. Pedro, nos últimos três anos letivos (com a presença dos deputados Maurício Marques, Fátima Ramos, José Manuel Pureza e Ana Mesquita), e, ainda, sobre o desenrolar das ações relativas à primeira fase do PJ deste ano (Constituição da Comissão Eleitoral Escolar, Constituição de listas, Campanha eleitoral, Debates, Eleições para deputados à Sessão Escolar e Realização da Sessão Escolar).

De seguida, a deputada Ana Oliveira deu a conhecer aos participantes as competências da Assembleia da República, as funções do seu presidente, os seis atuais grupos parlamentares e o deputado do novo partido, eleito nas últimas eleições. Elucidou, ainda, sobre a importância das Comissões Parlamentares Permanentes, bem como de eventuais Comissões de Inquérito. Foi, ainda, explicado o papel da Assembleia da República como garante da democracia e do Estado de Direito.

A sessão terminou com a deputada a responder às questões da plateia e a convidar os alunos representantes das três listas concorrentes à Sessão Escolar a divulgarem as suas ideias, que correspondem à tomada de posição em relação ao tema proposto para este ano letivo, “Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos”. De um modo geral, a sessão prendeu a atenção dos participantes, que se revelaram particularmente atentos, interessados e interventivos. O professor organizador considera que este debate de ideias foi francamente positivo, já que permitiu alargar os horizontes culturais dos intervenientes.

Domingos Oliveira

2019-01-14 Deputada Ana Oliveira (19) 2019-01-14 Deputada Ana Oliveira (18) 2019-01-14 Deputada Ana Oliveira (11) 2019-01-14 Deputada Ana Oliveira (9)



Notícias

A Quinta da Cerca no Espinhal foi o local escolhido pelas educadoras de infância do AEIDP- Penela, para a realização [...]

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2017, durante sua 74ª Reunião Plenária, proclamou o ano [...]

Um dia ligado à Ciência é sempre muito importante para quem o vive, principalmente para os alunos que frequentam o [...]

No dia 14 de junho realizou-se a festa de encerramento do ano letivo do AEIDP, em Penela. O evento decorreu [...]

Nós, os alunos do 3º ano e 4º anos do Espinhal e Cumieira exploramos e estudamos o passado do meio [...]

No dia 29 de maio, fomos a mais uma visita de estudo e última deste ano letivo. O nosso destino [...]

Arquivo notícias