1. Contacte-nos se precisar de algum esclarecimento.

Ano Internacional da Tabela Periódica

Imagem1

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2017, durante sua 74ª Reunião Plenária, proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements–IYPT 2019). Com base nessa Decisão (202 EX/Decision 43), o IYPT 2019 foi aprovado pela Conferência Geral da UNESCO em sua 39ª Sessão (39 C/Decision 60).

O ano de 1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico, pelo cientista russo Dmitri Mendeleev. O IYPT 2019 também comemora os 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

O Ano Internacional visa a reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras.

O IYPT 2019 é uma oportunidade para se refletir sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas mundiais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos impactos sociais e económicos dessa área.

A celebração decretada pelas Nações Unidas é uma oportunidade para mostrar a centralidade da química e o seu papel na resolução dos grandes problemas da humanidade, numa ótica de desenvolvimento sustentável, nas áreas do ambiente, energia, alimentação ou saúde.

A nossa escola também se juntou à comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica de Mendleev e esta atividade serviu essencialmente para promover a consciencialização da comunidade educativa para o estudo da química enquanto ciência promotora do desenvolvimento tecnológico e motivar os alunos para carreiras nas áreas das ciências e tecnologias. Neste sentido os alunos desenvolveram vários trabalhos de projeto que apresentaram na biblioteca da escola nomeadamente: A Química no Corpo Humano; A Química nos Gadgets; A Evolução Histórica da Tabela Periódica e Uma Tabela Periódica em 3D, feita em madeira pelos alunos dos 9º anos, que ficará na escola como recordação. Para além disto, os alunos dos 9º anos envolveram-se na execução de uma tabela periódica comestível, fizeram bolachas na cantina da escola e escreveram em cada bolacha o símbolo químico e o respetivo número atómico. A tabela foi montada e depois no fim de todas as apresentações foi servida, para que este dia fique inesquecível nas nossas memórias.

Prof.ª Manuela Sobral

Clicar na 1ª imagem 

0001

1

2



Notícias

O Clube de Ciência e os alunos inscritos andaram desde o início do ano letivo a fazerem sabonetes alusivos ao [...]

No dia 6 de novembro, 4ª feira, realizou-se na Escola Básica Infante D. Pedro – Penela a primeira eliminatória das XXXVIII [...]

A Quinta da Cerca no Espinhal foi o local escolhido pelas educadoras de infância do AEIDP- Penela, para a realização [...]

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2017, durante sua 74ª Reunião Plenária, proclamou o ano [...]

Um dia ligado à Ciência é sempre muito importante para quem o vive, principalmente para os alunos que frequentam o [...]

No dia 14 de junho realizou-se a festa de encerramento do ano letivo do AEIDP, em Penela. O evento decorreu [...]

Arquivo notícias