1. Contacte-nos se precisar de algum esclarecimento.

Festa de Natal – 2º e 3º ciclos

Os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro celebraram um Natal antecipado na tarde de 17 de dezembro de 2019. O programa foi enriquecido com momentos teatrais e musicais no Auditório Municipal de Penela e terminou na escola sede com um delicioso lanche partilhado, preparado por todas as turmas do 2º e 3º ciclo.

As primeiras atividades estiveram a cargo dos alunos de Oficina de Teatro do 2º ciclo que, coordenados pelas professoras Sílvia Vieira e Isabel Cortez, nos souberam dar uma lição sobre a Magia do Natal no Mundo. Foi um belo espetáculo de Teatro Musical (inspirado na obra de José Galvão), onde os alunos do 5º e 6º anos apresentaram várias tradições de Natal, desde a China ao Brasil, passando pela Rússia até África. Foi uma viagem colorida pelos diferentes trajes, pelas diferentes danças e sons do Mundo. Porém, a mensagem que sobressaiu foi a importância de passar o Natal junto dos que mais amamos, independentemente do local onde possamos estar. Esta representação refletiu a capacidade de organização e trabalho colaborativo das docentes que encenaram vários quadros com tantos jovens, orientando-os para os cenários, coreografias, textos, músicas, conseguindo envolvê -los num espetáculo muito completo.

A Academia de Cordas deu continuidade ao programa com clássicos temas e músicas natalícias, incentivando ao desenvolvimento cultural do agrupamento. Como sempre, é notável a motivação dos jovens e adultos em palco, coordenados pela professora Soraia Marques, acompanhados pelas suas guitarras e bandolins. Saliente-se a vitalidade deste projeto, iniciado no ano de 2014, que continua a integrar alunos atuais de vários ciclos, ex-alunos, funcionários, pais e encarregados de educação. Mais uma apresentação em contexto escolar que encantou o público. Mais uma prova do envolvimento de vários elementos da comunidade educativa.

Posteriormente, a professora de Educação Musical, Manuela Carregado, trouxe a palco alunos do 2º ciclo. Cada turma de 5º e 6º ano tinha a seu cargo a interpretação de alguns trechos clássicos, onde puderam demonstrar as aptidões para instrumentos musicais variados e canto. Note-se que estas atuações são fundamentais para treinar a confiança, a capacidade de estar num palco, perante um auditório e são importantes para desenvolver as dinâmicas de grupo.

O programa continuou na sua vertente artística, nomeadamente, com a projeção dos espaços da escola decorados sob a responsabilidade das várias turmas de 2º e 3º ciclo. Estas decorações natalícias revelaram empenhamento e criatividade dos alunos, numa competição saudável. Alguns fizeram sentir a luz do Natal com as suas iluminações coloridas, outros utilizaram materiais reciclados, de acordo com uma Eco-Escola. A Diretora, professora Fernanda Dias, agradeceu o envolvimento dos alunos do agrupamento que se envolveram bastante neste desafio, demonstrando que a escola é de todos.

A última parte no Auditório foi a passagem de um vídeo elaborado pelo aluno Hugo Sepúlveda, do 9B, um apaixonado por fotografia e imagem, que se disponibilizou para gravar momentos natalícios de todo o agrupamento, revelando grande empenho e boa capacidade de cooperação com a Escola. A fechar, uma foto coletiva de cada turma para recordar este Natal!

Finalmente, chegou o fim da tarde tão ansiado. Os alunos regressaram à escola, aperfeiçoaram as suas mesas de Natal para o Concurso e todos se deliciaram com as surpresas gastronómicas, partilhando um desejo de boas festas.

Professora, Ana Santos



Notícias

Clicar na imagem para visualizar os trabalhos  Alunos da Prof.ª Clara Valada    

No âmbito do programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º [...]

No âmbito do Clube Europeu e da temática deste ano do Parlamento dos Jovens (Violência doméstica e no namoro: da [...]

Os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro celebraram um Natal antecipado na tarde [...]

No dia 9 de dezembro, a turma do 3ºF de Penela, recebeu uma visita importante. A enfermeira Regina Mendes, mãe [...]

Arquivo notícias