1. Contacte-nos se precisar de algum esclarecimento.

“Relações violentas: porquê e como resolver?”

No âmbito do Clube Europeu e da temática deste ano do Parlamento dos Jovens (Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação!), a nossa Escola teve a honra de receber, no dia 10 de janeiro, a Dra. Madalena Alarcão, doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra e Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma universidade. A sessão, dinamizada pelo coordenador do CE/PJ, decorreu na Biblioteca da Escola Sede e contou com cerca de meia centena de participantes, constituída por alunos, professores, psicólogos e assistentes operacionais.

Enveredando por um diálogo permanente com os alunos, a palestrante abordou, de uma forma elucidativa, situações em que, de forma intencional, alguém tem um comportamento que provoca dano (físico e/ou psicológico) em outra pessoa, em diversos contextos e em várias relações. De uma forma ativa e participada, levou os alunos a conhecer os vários tipos de violência, nomeadamente nos contextos família, escola, trabalho e nas relações de intimidade (namoro e díade conjugal), pais-filhos, irmãos, colegas (bullying) e chefe-trabalhador, bem como a refletir sobre as suas consequências, quer para a vítima quer para o agressor. Deu, ainda, ênfase ao facto de o ciclo de violência tender a manter-se, mesmo quando as agressões são denunciadas e o agressor promete deixar de ser violento, refletindo, também sobre o porquê do comportamento violento e sobre algumas estratégias que podem ajudar a resolver o problema.

De um modo geral, a palestra prendeu a atenção dos participantes, que se revelaram particularmente atentos, interessados e interventivos. O professor organizador considera que este debate de ideias foi francamente positivo, já que permitiu alargar os horizontes culturais dos intervenientes.

Domingos Oliveira

2020-01-10 Relações violentas (13) 2020-01-10 Relações violentas (9) 2020_01_10



Notícias

Clicar na imagem para visualizar os trabalhos  Alunos da Prof.ª Clara Valada    

No âmbito do programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º [...]

No âmbito do Clube Europeu e da temática deste ano do Parlamento dos Jovens (Violência doméstica e no namoro: da [...]

Os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro celebraram um Natal antecipado na tarde [...]

No dia 9 de dezembro, a turma do 3ºF de Penela, recebeu uma visita importante. A enfermeira Regina Mendes, mãe [...]

Arquivo notícias