1. Contacte-nos se precisar de algum esclarecimento.

“Relações violentas: porquê e como resolver?”

No âmbito do Clube Europeu e da temática deste ano do Parlamento dos Jovens (Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação!), a nossa Escola teve a honra de receber, no dia 10 de janeiro, a Dra. Madalena Alarcão, doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra e Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma universidade. A sessão, dinamizada pelo coordenador do CE/PJ, decorreu na Biblioteca da Escola Sede e contou com cerca de meia centena de participantes, constituída por alunos, professores, psicólogos e assistentes operacionais.

Enveredando por um diálogo permanente com os alunos, a palestrante abordou, de uma forma elucidativa, situações em que, de forma intencional, alguém tem um comportamento que provoca dano (físico e/ou psicológico) em outra pessoa, em diversos contextos e em várias relações. De uma forma ativa e participada, levou os alunos a conhecer os vários tipos de violência, nomeadamente nos contextos família, escola, trabalho e nas relações de intimidade (namoro e díade conjugal), pais-filhos, irmãos, colegas (bullying) e chefe-trabalhador, bem como a refletir sobre as suas consequências, quer para a vítima quer para o agressor. Deu, ainda, ênfase ao facto de o ciclo de violência tender a manter-se, mesmo quando as agressões são denunciadas e o agressor promete deixar de ser violento, refletindo, também sobre o porquê do comportamento violento e sobre algumas estratégias que podem ajudar a resolver o problema.

De um modo geral, a palestra prendeu a atenção dos participantes, que se revelaram particularmente atentos, interessados e interventivos. O professor organizador considera que este debate de ideias foi francamente positivo, já que permitiu alargar os horizontes culturais dos intervenientes.

Domingos Oliveira

2020-01-10 Relações violentas (13) 2020-01-10 Relações violentas (9) 2020_01_10



Notícias

                                        [...]

No passado dia 05 de março, as turmas do 9º ano, no âmbito da disciplina de História, foram visitar alguns [...]

No âmbito da disciplina de Português, em fevereiro, as turmas do 9ºano realizaram uma visita de estudo à Casa Museu [...]

  Para visualizar – Clicar nas imagens                      

Agradecimento O Agrupamento de Escolas de Infante D. Pedro agradece a toda a comunidade educativa o seu contributo no projeto [...]

  Dia dos Namorados E porque o Amor é sempre um bom motivo para celebrar, a comunidade escolar da Escola [...]

Arquivo notícias