1. Contacte-nos se precisar de algum esclarecimento.

“AMIGOS DA NATUREZA”- Piquenique e Festas de final de ano dos J. Infância

A Quinta da Cerca no Espinhal foi o local escolhido pelas educadoras de infância do AEIDP- Penela, para a realização de um Piquenique, com todos os grupos da Educação Pré-Escolar. No dia combinado, 12 de junho, a pé ou transportadas nas carrinhas do Município, as crianças foram chegando ao local previsto, cenário nos últimos anos de múltiplas atividades para comemoração de dias festivos.

Local aprazível de rara beleza do concelho e muito bem cuidado, respeitando as leis da natureza, cumpriu na sua singularidade, as exigências de palco natural perfeito para um dia bem passado. Em ambiente descontraído, a pares, em pequeno ou grande grupo, crianças e adultos dos jardins de infância, descobriram aquele espaço, respeitando-o, envolveram-se em brincadeiras, jogos e houve até um momento de dança e tempo para plantar algumas árvores.

Na hora do piquenique foi interessante observar a responsabilidade que cada criança depositava no seu saco/mochila, dando mais um passo na sua autonomia, e cultivando o gosto por partilhar…mas Brincar e conversar foi o que mais moveu as crianças, aproveitando o que de bom o momento lhes proporcionava, naturalmente não esquecendo a importância de ser amigo da natureza!

Foi um dia em cheio, que ficará certamente na memória de todos, que o viveram.

Na semana seguinte, a 21 de junho realizaram-se em cada Centro Escolar, (Cumeeira, Espinhal e Penela) as festas de final de ano letivo de todos os jardins-de-infância do Agrupamento. Mais uma vez a natureza serviu de lema para a escolha do programa das festas. A “Floresta d`Água”, “O casamento da Gata “ e “A Mãe Terra” foram as Dramatizações apresentadas pelas crianças, entre outros momentos musicais de danças e canções. A finalizar, um momento especial dedicado aos finalistas de cada grupo, seguido de momentos de convívio com as famílias.

Todos os eventos tiveram a intenção de assinalar o encerramento do projeto do Departamento Pré-Escolar “ Amigos da Natureza” um projeto de educação ambiental, que durante dois anos letivos deu mote e norteou os objetivos e a escolha das atividades e visitas de estudo, com vista a fomentar nos mais novos comportamentos assertivos, no dia a dia, no sentido de preservar a natureza, proteger o ambiente e cuidar do Planeta Terra, conhecendo-o melhor.

 

E não se esqueçam O PLANETA É NOSSO

SEJAM AMIGOS DA NATUREZA!

Educadora 

Antonieta Cebola

 

IMG_6506 IMG_6505 IMG_6504 IMG_6503 IMG_6502 IMG_6501

2

1

Ano Internacional da Tabela Periódica

Imagem1

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2017, durante sua 74ª Reunião Plenária, proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements–IYPT 2019). Com base nessa Decisão (202 EX/Decision 43), o IYPT 2019 foi aprovado pela Conferência Geral da UNESCO em sua 39ª Sessão (39 C/Decision 60).

O ano de 1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico, pelo cientista russo Dmitri Mendeleev. O IYPT 2019 também comemora os 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

O Ano Internacional visa a reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras.

O IYPT 2019 é uma oportunidade para se refletir sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas mundiais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos impactos sociais e económicos dessa área.

A celebração decretada pelas Nações Unidas é uma oportunidade para mostrar a centralidade da química e o seu papel na resolução dos grandes problemas da humanidade, numa ótica de desenvolvimento sustentável, nas áreas do ambiente, energia, alimentação ou saúde.

A nossa escola também se juntou à comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica de Mendleev e esta atividade serviu essencialmente para promover a consciencialização da comunidade educativa para o estudo da química enquanto ciência promotora do desenvolvimento tecnológico e motivar os alunos para carreiras nas áreas das ciências e tecnologias. Neste sentido os alunos desenvolveram vários trabalhos de projeto que apresentaram na biblioteca da escola nomeadamente: A Química no Corpo Humano; A Química nos Gadgets; A Evolução Histórica da Tabela Periódica e Uma Tabela Periódica em 3D, feita em madeira pelos alunos do 9ºB, que ficará na escola como recordação. Para além disto, os alunos do 9ºB envolveram-se na execução de uma tabela periódica comestível, fizeram bolachas na cantina da escola e escreveram em cada bolacha o símbolo químico e o respetivo número atómico. A tabela foi montada e depois no fim de todas as apresentações foi servida, para que este dia fique inesquecível nas nossas memórias.

Prof.ª Manuela Sobral

Clicar na 1ª imagem 

0001

1

2



Notícias

A Quinta da Cerca no Espinhal foi o local escolhido pelas educadoras de infância do AEIDP- Penela, para a realização [...]

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2017, durante sua 74ª Reunião Plenária, proclamou o ano [...]

Um dia ligado à Ciência é sempre muito importante para quem o vive, principalmente para os alunos que frequentam o [...]

No dia 14 de junho realizou-se a festa de encerramento do ano letivo do AEIDP, em Penela. O evento decorreu [...]

Nós, os alunos do 3º ano e 4º anos do Espinhal e Cumieira exploramos e estudamos o passado do meio [...]

No dia 29 de maio, fomos a mais uma visita de estudo e última deste ano letivo. O nosso destino [...]

Arquivo notícias