1. Contacte-nos se precisar de algum esclarecimento.

Workshop “Alimentação Saudável”

No passado dia 12 de outubro, o Exploratório de Coimbra esteve na escola sede do nosso Agrupamento, a dinamizar uma oficina prática sobre alimentação saudável. Esta sessão era dirigida a pais/encarregados de educação e filhos. Estiveram presentes cerca de 10 pais e respetivos filhos.

A sessão foi essencialmente prática: aprender (percebendo o que fazemos bem e menos bem) partindo das vivências diárias. E também constatando a nível teórico a riqueza de alguns alimentos e o quanto outros podem prejudicar a nossa saúde. Aprendemos, também, truques muito bons a utilizar na ida às compras e na escolha do que precisamos e devemos comprar.

A formação terminou com uma atividade muito dinâmica e do agrado de todos: cozinhar! Colocámos as mãos na massa e procurámos levar à prática o que tínhamos explorado: cozinhar um alimento saudável e que pudéssemos usar nos lanches que devemos levar para passeios, escola,

Com muito interesse, entusiasmo e alegria misturámos flocos de aveia, iogurte, frutos secos e fizemos bolinhas energéticas de cereais! Ficaram ótimos e nós ficámos contentes, mais capazes, mais conscientes e mais responsáveis.

IMG_0251 IMG_0252

“Alterações Climáticas: Causas e Efeitos”

No dia 26 de setembro, na sala de reuniões da Escola sede, pelas 17 horas, no âmbito das “Oficinas – Promoção da Aprendizagem Ativa e Experimental” promovidas pela CIM/RC e pelo Exploratório de Coimbra, realizou-se a sessão “Alterações Climáticas: Causas e Efeitos” dirigida aos docentes do Agrupamento.

O evento foi dinamizado pelo prestigiado cientista Jorge Paiva que sensibilizou os professores para a importância da proteção das árvores e florestas, devido aos riscos da desflorestação.

No decurso da sua cativante comunicação, ficámos a saber que a grande e muito precoce paixão deste académico pela Botânica nasceu em África e levou-o a todos os continentes, com exceção da Antártida. Soube transmitir-nos com muita clareza o cenário para o qual estamos a caminhar em passos largos e que tão bem descreve no seu artigo “A Nova Ilha de Páscoa”, acrescentando alguns exemplos das causas e efeitos das alterações climáticas a nível mundial.

A constante procura deste investigador fez com que descobrisse e catalogasse novas espécies que, entre outras coisas, trouxeram uma mais-valia para o avanço no tratamento de certas doenças.

O trabalho que desenvolveu ao longo da sua vida tem o elevado reconhecimento de outros cientistas e, pelo que contribuiu para o avanço da Ciência, este grande Biólogo tem recebido inúmeras distinções.

 

A equipa da BE

Jorge Paiva



Notícias

No passado dia 12 de outubro, o Exploratório de Coimbra esteve na escola sede do nosso Agrupamento, a dinamizar uma [...]

No dia 26 de setembro, na sala de reuniões da Escola sede, pelas 17 horas, no âmbito das “Oficinas – [...]

No dia 14 de junho, veio à nossa escola o cientista António Manuel Saraiva Lopes no âmbito da atividade “Encontro [...]

A disciplina de Físico-Química mais uma vez desenvolveu uma parceria com a ETPSicó de Penela, onde foi possível levar os [...]

Neste período, o Clube de Ciência levou o laboratório aos meninos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo das escolas [...]

Arquivo notícias