Proposta de organização semestral do calendário escolar

O Conselho Pedagógico, os Departamentos Pedagógicos e o Conselho Geral estão a analisar documentos e práticas de outras escolas que implementaram a semestralidade para decidir sobre a implementação ou não da semestralidade no próximo ano letivo.

Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O Plano Escola+ 21|23 também prevê a possibilidade de novas formas de organização do ano escolar. Várias escolas optaram por organizar o calendário escolar em 2 semestres.

Divulgamos alguns documentos para analisarem. Os encarregados de educação que pretendam colaborar nesta discussão pública podem enviar os seus contributos para o email diracao@aginfantedpedro.pt até ao dia 11 de julho.

Vídeos explicativos

Organização semestral do calendário escolar –

https://www.youtube.com/watch?v=bs8eWve7drk

Vantagens da organização semestral –

   https://youtu.be/g2EZHF0Bobw

Tema 6: Organização semestral do calendário escolar

https://www.youtube.com/watch?v=4OdMMfDfaAw

Nome Tamanho
2-Plano 21/23 - roteiro semestralidade 180KB
Despacho nº6726-A/2021 720KB
Alteração do calendário escolar 2021/22 281KB
exemplos de calendários escolares semestrais 637KB